NiSi CLOSE-UP LENS








Primeiras impressões

Foi-me proporcionada a oportunidade de experimentar o novo CLOSE-UP da NiSi, pelo que decidi testar para dar a minha opinião. Já usei lentes dedicadas macro como a CANON 100mm 2,8L e estava curioso em saber o comportamento deste CLOSE-UP com a minha tele objectiva CANON 70-200 2,8 L IS. 

A lente CLOSE-UP são projetados para converter a lente de uma câmera normal em algo equivalente a  uma lente macro. A lente encurta a distância focal da lente nativa, diminui a distância de trabalho para frente da lente da câmera e aumenta significativamente a imagem produzida no sensor. Como uma lente macro!

Usando um design de lente mais complexo, uma duplicação da lente e vidro ótico de alta qualidade, a NiSi conseguiu produzir uma lente de close-up que produz imagens que esperaríamos encontrar numa lente macro dedicada topo de gama o que me deixou particularmente agradado. 


Composição do Kit

A lente CLOSE-UP da NiSi vem numa bolsa acolchoada que pode ser fechada com um fecho de correr. Fiquei surpreso com a sensação de alta qualidade, assim que a retirei da bolsa. Tem na sua construção uma estrutura metálica de acabamento superior, envolto em vidro espesso. Montado na teleobjectiva 70-200 ficamos com a sensação de que é parte integrante da objectiva.

Além do estojo e da lente, o Kit NiSi CLOSEU-UP LENS vem com dois adaptadores incluídos: 67 mm para 77 mm e 72 mm para 77 mm, duas tampas de proteção frontal e traseira e um pequeno manual com indicações básicas. 

Como a lente de CLOSEU-UP tem uma rosca com um diâmetro de 77 mm, ela enroscou diretamente na minha lente CANON 70-200. 

Uso com uma Teleobjectiva

Instalei o CLOSE-UP na minha objectiva CANON 70-200mm para ver o quanto isso afeta a distância de foco. Normalmente, a distância mínima de focagem de 70-200 mm é de cerca de 1,5 metros, mas com a lente de close up ela diminui para menos de 50 cm.

A essa distância basta recuar ou avançar ligeiramente e estamos com o motivo a fotografar em foco. 

Esta lente possui uma ótima faixa de zoom o que possibilita uma grande liberdade na composição. Consegue-se obter distâncias macro, sendo que a 200mm conseguimos atingir o factor de ampliação 1:1


Fotografar com aberturas e distâncias focais diferentes

Para a obtenção de melhores resultados, a abertura recomendada pela NiSi situa-se entre os F8 e F16.

Para procurar testar o comportamento do CLOSE-UP fiz como o mesmo assunto vários testes com diferentes distâncias focais a 70mm, 135mm e 200mm e com duas aberturas, a F8 e F16.  

As condições de luz não eram as ideias principalmente quando se fotografa com distâncias focais mais longas, mas deu para ficar com uma ideia do excelente comportamento do CLOSE-UP da NiSi.

Como já referi anteriormente o foco é conseguido movendo a câmera para frente e para trás, procurando escolher a área certa no foco.

Recomendo também fotografar de ângulos diferentes se quiser usar uma abertura mais ampla e dar uma aparência artística suave à imagem. Dessa forma, conseguimos ter o assunto em foco o máximo de área possível. É sempre mais fácil usar aberturas menores, mas tendo sempre a atenção em aumentar o ISO ou utilizar uma flash externo para obter velocidades de obturação maiores. 

Uma abertura menor tende a fornecer detalhes mais nítidos.

Em baixo deixo exemplos de registos (sem edição), captados no Borboletário de Santa Margarida em que escolhi três distâncias focais (70,135 e 20mm) com os extremos de abertura recomendados pela NiSi para este Close-up (F8 e F16).

Testes em Campo

No dois testes que fiz em ambientes completamente diferentes gostei dos resultados obtidos, deixando aqui alguns registos para melhor elucidação das capacidades do CLOSE-UP da NiSi. 

Considerações finais

O CLOSEU-UP da NiSi não pretende substituir uma lente dedicada macro mas pelo preço é uma ótima ferramenta para quem gosta de planos mais aproximados do assunto a fotografar mantendo uma qualidade que a NiSi já nos habituou com a sua ótica.  

O CLOSEU-UP da NiSi é uma ótima escolha e um trampolim para qualquer iniciante em Macro fotografia.E se ficar mais interessado neste tipo de fotografia, pode sempre investir posteriormente em uma lente macro dedicada.

Onde Comprar?

Pode comprar aqui o seu novo CLOSEU-UP da NiSi:

Use o código [NISI-PGRAO] para obter 10% desconto em todo os produtos disponíveis no site NiSi Iberia.